18 fevereiro 2011


Cosméticos para crianças

Quando o produto cosmético é para criança, a legislação preconiza muito mais cautela e severidade para a escolha dos ingredientes que compõem as fórmulas. Sim, é duro para nós leigas, entender os nomes químicos presentes nas composições dos produtos.Aff!, Mas é essencial se auto-educar para ter certeza de que, o que o seu filho usa não vai fazer mal agora e nem no futuro, no uso cumulativo durante a vida.
Existem muitos produtos de beleza específicos para crianças,mas mesmo assim temos que ter cautela ao usá-los e devemos definir o uso de cosméticos em crianças de acordo com a idade.
Uma avaliação recentemente feita nos Estados Unidos mostrou que um bebê recém-nascido usa em média oito produtos cosméticos diferentes, totalizando o contato com cerca de 50 agentes químicos diferentes até o 1º mês de vida.Isso é demais não acham?!Por isso mamães,cuidado.Não existe necessidade de usar tantos produtos em uma pele tão sensível que acabou de vir ao mundo.

PROTEÇÃO SOLAR.
Para os bebês com menos de seis meses, não use filtro solar e respeite horários e períodos curtos de exposição solar para a absorção de vitamina D.
Depois dos seis meses,o primeiro produto que deve ser adicionado é o filtro solar.LEMBRANDO QUE:Sol entre 10 e 16 horas é proibido para qualquer idade.
Use filtros com no mínimo FPS 15 e no máximo 40,reaplicando de 2 em 2 horas.

SHAMPOO
Shampoo nada mais é que para lavar o couro cabeludo,mas mesmo assim temos que tomar sérios cuidados para não irritar o couro cabeludo da criança.
Temos que levar em conta que o shampoo para bebês são formulados para cabelos que naturalmente produzem pouco óleo. Quando a criança cresce, o shampoo de bebê pode não ser mais eficiente na limpeza e a solução é trocar por um shampoo da faixa etária dela,mas com o pH mais neutro possível.

Eu tenho um filho de sete anos e há algum tempo atrás eu não estava satisfeita com os cachinhos dos cabelos dele e passei a usar um shampoo e uma mascara  de hidratação de adulto da marca Schwarzkopf, para potencializar o efeito cacheado.

PS:Nada contra a marca Schwarzkopf,isso foi um erro meu,os produtos da marca são para adultos e não são testados em crianças.

RESULTADO:
Vários caroços vermelhos no corpo dele.Levei ao medico e tive que fazer o uso de antibióticos,anti-alérgicos pomada e sabonete específico.
Eu até hoje não descobri se foi alergia ou dermatite de contato,pois o médico falava árabe comigo e eu em inglês com ele,imagina a torre de babel! Mas uma coisa eu sei,isso poderia ter causado um dano maior  ainda para a saúde do meu filho,nunca mais faço isso.FILHO,MAMÃE TE AMA!

CONDICIONADORES
Evitar o uso desses produtos nos cabelos infantis, se necessário, não aplicar na raiz, mas apenas nos fios.

SABONETES
Prefira os que têm pH mais próximo possível do pH da pele, algo em torno de 5,5, ou seja, levemente ácido.

COLÔNIAS
Escolha produtos sem álcool, pouco ou nenhum corante,e passar somente nas roupas,mesmo assim fique atenta pois a criança pode apresentar alguma alergia.

HIDRATANTES.
Mais uma vez eu venho dizer a importância da água.Ela faz parte da hidratação do nosso corpo,e para a criança isso não é diferente.As crianças devem ingerir entre meio litro a um litro de agua por dia.Os recém –nascidos e bebês tem a hidratação devido ao aleitamento materno(um outro assunto muito importante,um dia vou falar sobre isso aqui no blog).
Existem alguns hidratantes hipoalergênicos e sem perfumes que podem ser usados sem medo,como por exemplo o ENYDRIAL da ROC os Johnson & Johnson e o UREADIN 3% da Medley.

Então fica aqui a dica e o alerta as mamães.
Informação nunca é demais e prevenir, é sempre o melhor remédio.


Um big beijo as mamães e outro super big as crianças!





Um comentário:

  1. Anônimo19/2/11

    Oie florzinha...que legal suas dicas para bebes! Parabéns pelo blog, muito lindo e informativo. Com relação ao passarinho do twitter, o original é azul, eu dei uma mexidinha...rsrs...se quiser coloco da cor que quiser, nesse link explica como colocá-lo
    http://blablablanarede.blogspot.com/2010/12/rosa-botao-de-retweet-que-voa.html
    Mas ele só aparece nos links do blog, na página inicial não...um chero da tia.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu.
Fique à vontade para comentar,dar opiniões e perguntar o que for necessário.
Responderei aqui mesmo no blog.Saiba que fico muito feliz com sua visita,e obrigada pelo carinho!
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
♥ Blog Morena Cor de Jambo ♥ © 2013 | Personalizado por HR Personalização de Blogs
Andréa Luna - Copyright © 2013 - É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem prévia autorização.